O que fazer com a Frequência Analógica? Transforme em “super Wi-Fi”

O que fazer com a Frequência Analógica? Transforme em "super Wi-Fi"

O que fazer com a Frequência Analógica? Segundo os cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (Alemanha), os governos deveriam transformar as frequências análogicas de TV em uma “super Wi-Fi” gratuita, visando o crescimento da economia em seus países. Frequências de transmissão estão sendo liberadas em todo o mundo graças à migração do sinal de televisão analógica para digital.

Essa“super Wi-Fi” teria um alcance muito maior do que as redes sem fio existentes (as redes WLAN tem frequências de 2 GHz ou mais). Ela seria transmitida a uma frequência mais baixa, resultando em uma maior cobertura, abrangendo um raio de diversos quilômetros, dessa forma, serviços móveis onerosos, tais como o 4G, não seriam mais necessários e o uso da internet seria mais estimulado, trazendo benefícios econômicos aos países que adotarem essa iniciativa. (Acho que as operadoras de Telefônia não gostam muito dessa “super Wi-Fi”).

Arnd Weber, do Institute for Technology Assessment and Systems Analysis (ITAS) afirmou: “Indivíduos, instituições e empresas seriam muito menos dependentes de redes de comunicações móveis caras na condução de suas comunicações digitais.Isso também seria de grande benefício econômico.”, de acordo com o Factor Tech.

O desafio, segundo Weber, é convencer os governos de que essa ação é correta.

Além dos benefícios econômicos, os cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe afirmam que essa “super Wi-Fi” resultaria no desenvolvimento de novas tecnologias, na oferta de uma comunicação mais eficiente em casos de desastres naturais.

Um entrave para que essa tecnologicamente seja viável, seria o congestionamento provocado pelo acesso simultâneo de diversos usuários, o que poderia tornar essas redes inoperantes. Weber e Jens Elsner acreditam que haja uma forma de contornar esse problema com uma correta abordagem tecnológica.

Weber e Elsner planejam apresentar essa tese durante a Conferência Mundial de Radiocomunicações, na Suíça que acontece de 2 a 27 de novembro de 2015.

Fonte: http://www.factor-tech.com/connected-world/9769-scientists-urge-governments-to-turn-old-tv-frequencies-into-free-super-wifi/

 

Leave a Reply